segunda-feira, 20 de abril de 2020

Não é à frente ampla! A frente única antifascista é a alternativa! * Maria Inês Chaves Preza Freitas - RJ


Não é à frente ampla! A frente única antifascista é a alternativa!
 
Maria Inês Chaves Preza Freitas

Proletariado, cidadãos, homens livres, acordem! Como última arrancada do reacionarismo histórico o fascismo ameaça ruir os últimos resquícios do direito de pensar.
Aos trabalhadores de todas as profissões, que na indústria, no comércio e na terra, constituem o dínamo propulsor da economia nacional.
Às camadas intermediárias da sociedade, que a demagogia fascista procura utilizar na realização dos seus propósitos sombrios.
Ao povo brasileiro, torturado e perseguido pelo despotismo dos governos reacionários e da plutocracia financeira, através de séculos de miséria e opressão.

Uma ação firme e decisiva capaz de varrer essa larva peçonhenta e abismá-la nas catacumbas romanas de onde surgiram, se faz mister. Assim, é preciso que lutemos por um Congresso de uma Frente Única Antifascista!

O fascismo significa a miséria, a opressão, o “espezinhamento” das consciências. Começa por destruir todas as organizações do proletariado e acaba por se tornar o senhor absoluto, "integral", que não respeita ideologias, nem admite divergências. Nem comunistas nem socialistas, nem anarquistas, nem democratas, poderão existir sob o seu jugo.

No Brasil acontecerá, o triunfo de uma aventura fascista se não forem tomadas em tempo as medidas práticas para uma contraofensiva. O fascismo conta com a oportunidade internacional que lhe favorece a expansão.

Entre nós, onde a capacidade de resistência do proletariado revolucionário é ainda muito reduzida, a política de Frente Única se apresenta, por isso mesmo, como o único recurso de defesa.

Organizemos, em todo o Brasil, O Congresso da Frente Única Antifascista! É a única alternativa diante deste beco sem saída da Frente Ampla: - representantes ligados a 16 partidos (mas que não representavam formalmente a estes) que incluía PSD,PV, Novo, PDT, PC do B, PT (de forma marginal), Podemos, PSDB, entre outros, e lideranças (de forma presencial ou por meio de vídeos) como Flávio Dino, Ciro Gomes, Guilherme Boulos, Márcio França, Marta Suplicy, FHC, Gilberto Kassab, Antônio Anastasia (relator do impeachment de Dilma no senado) entre outros.

A Frente Ampla, em primeiro lugar, renuncia a pautas e agendas importantíssimas da classe trabalhadora, a exemplo da luta contra a reforma da previdência, da flexibilização dos direitos trabalhistas, da privatização de estatais, da luta contra o desemprego etc.

Isso acontece porque as forças que se pretendem atrair para este tipo de frente têm justamente atuado, ao lado da extrema direita fascista, para aplicar este programa. Basta uma rápida consulta nas votações destas matérias e perceber o servilismo à burguesia escravocrata brasileira.

Um dos argumentos dos defensores de uma frente ampla, com setores da direita, é de que precisamos primeiro restabelecer o “estado de direito” e a “democracia”, para depois lutarmos pela reconquista de direitos sociais.  É uma visão equivocada, tacanha. As duas lutas, por direitos democráticos e por direitos sociais, andam juntas.

A esquerda de conjunto precisa ter bem claro que não basta derrotar Bolsonaro, é preciso derrotar sua coalização de conjunto e o seu programa econômico e social. Neste contexto, a esquerda não pode ser força auxiliar de frações das classes dominantes para resolver suas crises.

Por isso, a energia da esquerda precisa ser concentrada em construir e fortalecer a Frente Única, independente da burguesia, do Estado, que aponte uma saída da crise de comodismo, hipocrisia e, mesmo de incapacidade da esquerda pequeno-burguesa brasileira.

Pelo Congresso da Frente Única Antifascista!

Maria Inês Chaves Preza Freitas
mariachavesfreitas2020@Outlook.com
 ****

2 comentários:

  1. Para homens e mulheres a Luta ante fascismo é o único caminho. #ForaFascistasGolpistasEntreguistas #ForaFamigliaBolsonaroGolpistaRacistaFascistaMisogina #BolsonarosNaCadeia #ForaBolsonaro #ForaBolsonaro #ForaBolsonaro #ForaBolsonaro #ForaBolsonaro #ForaBolsonaro #ForaBolsonaro #ForaBolsonaro #ForaBolsonaro #ForaBolsonaro #ForaBolsonaro #ForaBolsonaro #ForaBolsonaro

    ResponderExcluir
  2. A postagem aqui desse artigo acima, de autoria da Professora Maria Preza, é a minha contribuição ao debate salutar entre ANARQUISTAS E COMUNISTAS, no sentido de avançarmos o entendimento da necessidade da UNIDADE NA LUTA para fazer a LUTA DE CLASSES NO BRASIL sair do pântano em que a REFORMA a enterrou...

    ResponderExcluir

Nasce preocupado com os caminhos do proletariado em geral, porém, especialmente, com o brasileiro