quinta-feira, 23 de abril de 2020

MAS O QUE É FASCISMO ... * Hemerson Ferreira - RS


*MAS O QUE É FASCISMO?*
 
Toda vez que chamo o governo Bolsonaro ou algum de seus apoiadores mais raivosos de fascista, surge alguém me indagando: "O que é fascismo pra você?" ou "Defina fascismo".

O objetivo é conhecido: quando eu citar algumas das características marcantes do fascismo, o bolsomínion apresentará os aspectos neoliberais do bolsonarismo para tentar descolá-lo do fascismo. Jogada manjada. Abaixo trarei algumas definições de fascismo e depois sua relação com o bolsonarismo.

*Fascismo foi um movimento político-ideológico originalmente italiano dos anos 1920*, mas que não se restringe aquele país e época. O nazismo alemão, por exemplo, é tratado em alguns livros de História como nazifascismo justamente por suas similaridades com o fascismo italiano. Hitler, aliás, era fã de carteirinha de Mussolini. O nazismo, porém, tem um conteúdo racial que no fascismo não é tão marcante, embora exista também.

*O fascismo é conservador*, reacionário e anti-esquerdista ou anti-comunista. É evidentemente de extrema direita. A base social do fascismo é uma classe média em épocas de crises econômicas. Não são diretamente das elites, mas sua serviçal. O fascista é o cão de guarda raivoso do burguês. Não pertencem propriamente à burguesia, mas protegem-na caninamente. Não se enxergam como trabalhadores.

*O fascismo tem um discurso populista de direita*. Seu papel é reprimir a classe trabalhadora e surbodiná-la aos patrões. O fascista odeia greves e sindicatos livres. Permite, no máximo, sindicatos patronais ou pelegos, isto é, controlados pelo Estado, que por sua vez é submisso e está a serviço das elites.

*O fascista tem um discurso moralista*. Odeia o intelectual, o artista, as universidades, o jornalismo livre, os cientistas e o estudante questionador (diferente do agitador amalucado...). Geralmente são religiosos fundamentalistas. Assim como crêem num líder único, acreditam que este líder serve a um deus único, vendo as demais crenças como falsas e a descrença como uma ofensa mortal. O deus do fascista lembra um delegado de polícia truculento dos anos 1970.

*Exaltam o operário que não contesta*. Por serem pró-militaristas, a sociedade ideal do fascista é aquela onde as escolas, as fábricas, o cinema, enfim, tudo lembre um quartel, com todo mundo pensando igual, agindo igual, enfileirados, mas com aquela disciplina rígida e hierárquica, onde o soldado obedece o cabo, que obedece o sargento, que por sua vez obedece o sub-tenente, tenente, capitão, coronel, general, presidente... até chegar a Deus.

*Demonstram um esquisito e intrigante fascínio por armas de fogo e uniformes*, num fetiche sadomasoquista indisfarçável. Existem muitas mulheres fascistas, ainda que o predomínio seja um universo masculino. Reuniões de machos que se acotovelam para vibrar, gritar e bajular o macho alfa o qual têm por líder. Já a mulher fascista é machista. O negro, contra qualquer movimento negro vindicatório. O gay fascista, geralmente enrustido, detesta o defensor das causas LGBTQ etc. Defendem que todos sejam mudos e saibam "colocar-se em seus devidos lugares" de sujeição e invisibilidade social.

*Fascistas são nacionalistas chauvinistas*. Seu discurso patriótico exacerbado chega a ser caricato e até ridículo, mas que tem por objetivo fazer o cidadão comum não perceber as divisões classistas e as desigualdades sociais. Já que "estamos no mesmo barco, não podemos brigar uns com os outros". Machismo, racismo, homofobia, elitismo, nada disso existe ou são formas "artificiais" e anti-patrióticas de dividir a Pátria (com P maiusculo).

*O fascista cultua grandes líderes messiânicos e salvadores da pátria, machões, autoritários e valentões, que devem conduzir a nação rumo a um futuro restaurador de um passado por eles romantizado*. É contra a modernidade. Querem fazer voltar uma época dourada que só existe no negacionismo, na leitura enviesada e na ignorância deles.

*Fascistas geralmente criam um bode expiatório* que tornam o inimigo nacional, a quem jogam toda a culpa pelos males da nação e do mundo. Geralmente é o comunista, mas também pode ser o judeu, os iluminatis ou qualquer outro personagem de suas teorias conspiratórias.

*Fascistas babam ódio*. Adoram odiar algo ou alguém. Seu discurso é sempre violento. O ideal de homem para eles é o macho viril, de poucas palavras e muita atitude: o brucutu pé na porta, jamais o diplomata, democrata. O sujeito que fala alto, berra na cara, não dialoga, negocia nem demonstra fala calma e tranquila. Não tem apreço pelo contraditório. Uma das maiores características do fascismo é que ele visa eliminar quem dele discordar minimamente. Debater com um fascista é como tentar manter um diálogo racional contra alguém que no fundo quer te matar.

*Fascistas adoram ditaduras*, de direita obviamente, e detestam democracias, considerando-nas fracas, permissivas, degeneradas, promíscuas, burocráticas demais. Detestam os trâmites das leis. A "Justiça" do fascista é rápida, implacável, impiedosa e draconiana. Confundem Justiça com vingança. Obviamente não tão dura assim quando trata dos amigos. A indignação moralista deles é seletiva: "Aos amigos as benesses da lei, aos inimigos os malefícios da lei. E aos neutros, a lei". Linchamentos, torturas, assassinatos são praxes muitas vezes mal-disfarçadas ou mesmo reconhecidas e louvadas por eles. Os Direitos Humanos "só servem para proteger bandidos". "Bandido bom é bandido morto", desde que seja o bandido pobre. E os juizes, promotores, advogados, delegados, guardas, etc fundem-se na visão rasa do fascista na figura do carrasco.

*Fascistas diferenciam-se entre si*. Não são totalmente e sempre iguais. Como dividem-se em grupos de haters, às vezes brigam uns com os outros. E por mais fascistas que sejam os dissidentes, recebem imediatamente a pecha de "comunistas". Por isso João Dória, Rodrigo Maia, Rede Globo, Folha de São Paulo, Alexandre Frota, Joice Hasselman, Reinaldo Azevedo, Lobão, Nando Moura, Rachel Sheherazade, Kim Kataguiri e tantas outras figuras também de direita passam a ser acusados de "comunistas" apenas por não concordarem com as trapalhadas do governo dos fascistas.

*Em Portugal, os fascistas eram salazaristas*. Na Espanha, franquistas. Na Alemanha, nazistas. No Chile, pinochetistas. E no Brasil resta alguma dúvida de que o bolsonarismo não se enquadre, ao seu modo e contexto, nestes quesitos?

*Hemerson Ferreira é mestre em História*
....

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nasce preocupado com os caminhos do proletariado em geral, porém, especialmente, com o brasileiro