sexta-feira, 24 de abril de 2020

A renúncia de Sérgio Moro e a crise de governabilidade burguesa no Brasil - FNMT-BR


A renúncia de Sérgio Moro e a crise de governabilidade burguesa no Brasil




O “super-ministro” da justiça do governo Bolsonaro,
Sérgio Moro, anunciou hoje
sua saída do cargo, numa coletiva de imprensa, na sede do Ministério da Justiça. A renúncia se deu após Bolsonaro exonerar Maurício Valeixo, do cargo de diretor-geral da Polícia Federal (PF) à revelia de Moro.
Moro atacou duramente Bolsonaro, acusando-o de interferência política na PF e de pretender ter acesso a dados investigativos da instituição. Sérgio Moro foi figura decisiva para a consolidação do golpe de Estado contra a presidenta Dilma Rousseff em 2016, através do chamado Lawfere (golpe por vias judiciárias) comandando a famigerada operação Lava Jato; e pela chegada à presidência da República, da figura de Jair Bolsonaro, depois de tirar da disputa presidencial o então pré-candidato favorito ao pleito, Lula da Silva através de sua prisão criminosa.
Importante frisar que Moro é um pré-posto da CIA e do Departamento de Justiça dos Estados Unidos no Brasil, como as recentes revelações do site The Intercept Brasil  confirmaram. Portanto, o “Batman” de Maringa era até então, um dos principais representantes do imperialismo no governo entreguista de Bolsonaro.
A decisão de Bolsonaro pela exoneração do até então “chefão” da PF, foi tomada após o Procurador Geral da República (PGR) Augusto Aras, pedir ao Supremo Tribunal Federal (STF), que abrisse inquérito e acionasse a PF para investigar quais as lideranças que convocaram os atos bolsonaristas do último final de semana, atacando o STF, Congresso Nacional e pediram intervenção militar. No último dia 21 o ministro do STF, Alexandre de Moraes, atendeu o pedido da PGR de abertura de inquérito, que pode chegar à rede de Fake News financiada por empresários ligados a Bolsonaro e comandado por seu filho Eduardo.
Segundo matéria do site de notícias Uol:
Na cabeça de Jair Bolsonaro, não faltam motivos para tirar Maurício Valeixo do cargo de diretor-geral da Polícia Federal. Para agentes com acesso ao alto escalão da PF, porém, algumas das causas mais fortes estão ligadas às investigações que fustigam o filho 03, o deputado Eduardo Bolsonaro [PSL-SP]” (Uol notícias, 24-04).
Ainda de acordo com o Uol:

“Carlos Bolsonaro, por seu envolvimento com o chamado ‘gabinete do ódio’, e Flávio Bolsonaro, pelo caso Queiroz, também estão na mira da PF” (idem).
Aras também pediu hoje, segundo o jornal O Globo, inquérito contra o próprio Bolsonaro por intervenção na PF. O que vai ficando claro é que, Bolsonaro e sua famiglia, após realizarem até onde puderam todo o serviço sujo para o grande capital, estão sendo rifados pela burguesia e podem estar entrando já no próximo período, nas filas dos cárceres para verem o “Sol nascer quadrado”, haja vista que pelo histórico de crimes escandalosos cometidos, seriam mais úteis aos seus patrões presos, para salvar a mítica justiça burguesa.
O avanço mortal do covid-19 sobre o país, que já contagiou mais de 50 mil pessoas e matou outras 3408, potencializada pelo agravamento da crise econômica, marcada pela super fuga de capitais, desinvestimentos, queda brutal no preço do petróleo, das matérias primas e um boom no número de desempregados e famintos, torna explosiva a conjuntura política interna. A verdadeira guerra intestinal que envolvem o Planalto, STF, PGR, Congresso, Forças Armadas, governadores, grande imprensa e etc., é a ponta do iceberg que expressa a profunda crise no seio da burguesia.
Ou seja, estamos diante de uma grave crise de governabilidade burguesa, onde uma junta militar capitaneada pelo ministro da Casa Civil, o general Walter Braga Neto, assumiram de fato o papel da presidência da república, cabendo ao miliciano lúmpen Jair Bolsonaro a função de simples figura puramente decorativa, prestes a ser descartado.
O agravamento da conjuntura política, o acirramento da crise no coração das principais instituições do Estado burguês, pode levar já nos próximos dias, a um acordo nas cúpulas das classes dirigentes, obrigando a renúncia de Bolsonaro e garantindo a posse do general Mourão, mas mantendo o governo de fato nas mãos da junta militar dirigida por Braga Neto. Não podemos descartar de forma alguma, a possibilidade real de um fechamento aberto do regime, para garantir às mínimas condições de estabilidade política necessária a acumulação capitalista. A falta de protagonismo do proletariado na arena política, permite um grande acordão por cima entre os representantes dos capitalistas.
Diante da gravidade da situação, torna-se cada vez mais escandalosa a paralisia covarde das centrais sindicais, que assistem de camarote o completo desmonte do seguro social no país. A crise capitalista se torna mais dramática, pois a burguesia leva adiante uma política de terra arrasada contra os trabalhadores, que de fato, fará morrer de fome seus escravos assalariados, uma verdadeira catástrofe.
A classe trabalhadora brasileira precisa por em marcha, uma verdadeira política de mobilização nacional, com um programa revolucionário, contra a barbárie capitalista a todo o vapor. É preciso um programa de lutas concreto, exigindo o cancelamento do pagamento da dívida pública, estatização do sistema financeiro, controle operário das empresas que demitirem, redução da jornada de trabalho, a criação de uma renda aos desempregados e subempregados, um plano de emergência nacional dirigido pelos trabalhadores, etc. Mais uma vez denunciamos o papel criminoso do oportunismo, expressado no acordo costurado por Lula e o PT, centrais sindicais e setores da “esquerda” eleitoreira, com figuras como Dória, Witzel, Rodrigo Maia e asseclas, convidados por esses traidores, para jogarem areia nos olhos dos trabalhadores no Primeiro de Maio.
 **************

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nasce preocupado com os caminhos do proletariado em geral, porém, especialmente, com o brasileiro