sexta-feira, 3 de julho de 2020

Mídia, Genealogia do Entretenimento informativo Ideológico # Reinaldo Conceição da Silva / SP

Mídia, Genealogia do Entretenimento Informativo Ideológico

O que é Ideologia ??? Como poderemos indentifica-la ??? Será que somos ideologizados sem saber ???
 Há uma vasta obra do filósofo Marxista italiano Antônio Gramsci a respeito de como a ideologia tem base estrutural nos regimentos constitutivos de uma sociedade, e nesse processo estrutural a ideologia se consolida em superestruturas elaboradas a difundi-las de modo que a ideologia se torne hegemônica a tal ponto a se tornar senso comum.

- Você não conseguiu porque não se esforçou.

- Eu posso ser empreendedor de mim mesmo e de minha vida.

- A Democracia representativa me garante a liberdade necessária na qual posso ser livre e prosperar.

- O Câncer da sociedade política é a corrupção degenerativa. Tudo politicamente deve estar concentrado no combate a corrupção e na engenharia de empreender para si mesmo.

- No Brasil só tem Ladrão e favelado é vagabundo.

Todas essas frases ditas se tornaram senso comum de um processo ideológico dominante no Brasil e no mundo por muito tempo. A Ideologia vigorante só existe para desvirtuar o foco dos Trabalhadores do mundo inteiro de suas reais condições sócio-estruturais e políticas em uma sociedade de Classes estruturada e conduzida por um automato abstrato...
O capital.  Segundo o mesmo Gramsci, o senso comum é elaborado e difundido de acordo com todo um processamento estrutural conflituoso que se situe ao sobre julgo de uma classe sobre a outra de modo que a classe dominante desenvolva aparatos de manutenção de seu status-cuo pela Ideologia através de regimentos superestruturais na qual tal Ideologia é trabalhada e difundida de acordo com a manutenção desse mesmo status-cuo prevenindo ao burguês que o poder coercitivo do capital no sistema estrutural capitalista degenere suas condições estruturais de manutenção da vida equiparadas ao que o capital conduz e provoca aos trabalhadores.
 Por isso que sempre observamos processamentos de hegemonização do senso comum nas Escolas, Universidades, Igrejas, centros policiais, Mídia tanto tradicional quanto alternativa como Emissoras de TV, estações de Rádio, You-Tube, redes de propaganda e reformas administrativas e afins.

* Ideologia, o que é em termos simples.

A Ideologia pôde ser considerada no passado como o estudo de condução das idéias. Porém eu pessoalmente não considero apropriado. As Ideologias são formuladas através de uma cadeia de processamentos das experiências e espectativas humanas que ao processar informativo deduzem posições intelectuais específicas. A questão informativa em um processamento ideológico é essencial. As informações nos remetem a um consenso de Realidade que nos induzem a uma posição e até métodos de ação especificamente ideológicas. Tanto nas novelas da Globo até em movimentos políticos. Lembramos que especificamente a Ideologia dominante não é uma ideia pronta. Ela é desenvolvida por um processamento constante de ações baseadas em processamentos de manutenção e re-manutenção da vida com base nas experiências humanas e suas espectativas em variados pontos de relacionamentos.
 A Ideologia atua sobre duas frentes...
Inspiração e hegemonização. A parte da inspiração se dá pelo próprio método das experiências e prerrogativas humanas dentro de um regimento estrutural informativo construtivo que geram uma orientação intelectual específica.
 A parte da hegemonização é mais complicada !!! Uma Ideologia para se tornar hegemônica depende de fatores sócio-estruturais de uma dada população em suma condições em seus respectivos fatores históricos.

* Meios de Comunicação midiática, A Voz do Capital em forma de Ideologia.

Já ouvimos dizer diversas vezes que a Globo "manipula" e que a mídia tradicional nunca diz a verdade.
 Assim como já nos disseram que as redes de telecomunicações, rádios, jornais, pesquisas de propensão social e os telejornais criminalísticos como o Datena não tem nenhum compromisso com a verdade e são totalmente manipuláveis.
 Teve gente até de esquerda que apostou nessa ideia. O Populismo Lulista apostou nessa ideia que de cara é uma ideia burra !!!
 A Globo não manipula !!! Pelo menos não atualmente... Os sistemas de transmissão informativa por mais sensacionalistas que sejam em seu modelo de atuação jamais podem manipular. A manipulação abre espaço a mentira. Os centros de comunicação jamais podem aceitar isso por razões estruturais em um capitalismo financeiro.
 As empresas foram de uma vez empurradas ao rentismo. Suas informações são bases de valorização especulativa nas bolsas de valores.
 Os investidores contam constantemente com uma cadeia de informações base para direcionar suas aplicações.
 Os sistemas de mídia são essenciais nesse processo uma vez que suas aplicações a setores específicos tem base em uma cadeia processual de informações e dados compartilhados.
 Por isso que todas as informações compartilhadas e propagadas em meios de comunicação devem e tem total compromisso com a verdade através dos fatos publicitados, assim valorizando seu capital. Mas claro... Isso não significa que as informações publicadas não tenham viés ideológico.

A IDEOLOGIA É UM PONTO CHAVE NESSE PROCESSO !!!

Para compreendermos e detectamos a ideologia publicitada em redações jornalísticas como exemplo, temos que compreender a conotação corporal na qual um texto é desenvolvido e suas repercussões. Podemos analisar a conjuntura estrutural linguística de um texto redação assim como peritos detectam amostras e vestígios de lesão em vítimas de homicídios no IML em busca de uma solução investigativa.
 Partiremos a fatores sensitiveis e empíricos de uma redação de texto assim como ao analisar o trama de uma novela que também carrega ideologia.
 Para compreender seu método de funcionamento !!!
 Podemos analisar como exemplo em processões de entrevistas sobre um fator Jornalístico de qualquer pauta de interesse da corporação que por norma os entrevistados devem ter relações com dado fato publicitado, de modo que os próprios possam expor suas experiências e espectativas através de um processo informativo a dado fato produzindo assim narrativas.
 Narrativas similares moldadas em conjecturas textuais produzem uma orientação Ideológica.
 O jogo das línguas pode ganhar uma Dialética quando sobre um mesmo tema proposições divergentes se originam, porém Ideologia serve como ponta de lança. O que conduz o texto é basicamente sua narrativa final.
 Assim contamos com um último entrevistado, aquele cujo tem uma certa aptidão ao se expor que também de acordo com suas experiências e espectativas em processamentos informativos a dado fato produz uma narrativa a complementar uma ideologia.
  Porém não se enganem... As informações de cada processamento midiático, teatros, novelas, jornais redes publicitárias e afins por mais que tenham vínculo com a verdade, o que projeta base de projeção de lucro e auto-valorização de capital, esses órgãos foram estruturados de modo a difundir a ideologia dominante do Imperialismo burguês estabelecido.
 Uma vez que as novelas como exemplo sempre representam a situação de classe média e classe média alta que de acordo com o produto proposto difundem suas experiências e espectativas sob um fator informativo dado. Assim ocorre com os fatos jornalísticos, os Artistas, os Especuladores, os Acionistas, Políticos tanto de Direita quanto de esquerda não radical, os CEOs, e afins...

Tudo o que é difundido é de complemento a ideologia dominante porque a ideologia dominante representa os desejos e experiências por um fator informativo do e para o próprio burguês em seu status quo.

***

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nasce preocupado com os caminhos do proletariado em geral, porém, especialmente, com o brasileiro