segunda-feira, 29 de junho de 2020

Orgulho LGBT * Gilliam Mellane Moreira Ur Rehman - MA


ORGULHO LGBT: 
uma reflexão sobre o movimento enquanto fenômeno social pela igualdade

Gilliam Mellane Moreira Ur Rehman - MA

"Para refletirmos o movimento LGBT, antes devemos observar toda a sua construção histórica e o momento que ele se organiza como fenômeno de reivindicações sociais e políticas.
Com o fortalecimento da oposição ao regime militar, no final dos anos 70, a esquerda experimenta a liberalização política, reinvindicando a formação de um partido político dos trabalhadores com bases socialistas. O momento também abraça as pautas trazidas pelos movimentos feministas e negro(sexismo e racismo).

O direito dos homossexuais surge nos debates, para que sejam incorporados nas pautas de reivindicações democráticas, no entanto, os apelos por direitos ficaram diluídos junto às reivindicações de outros grupos(negros, índios, mulheres).

Nas duas últimas décadas, os movimentos de homossexuais e transgêneros surgiram com uma certa força, inspirados nas organizações sociais desses grupos, nos Estados Unidos. Esses movimentos empreendiam debates políticos sobre discriminação, sexualidade, participação social democráticas no aspecto político.

Por algum tempo, alas da esquerda entendiam que os movimentos de homossexualidade não deveriam ter credibilidade por serem um fenômeno originado na decadência da classe burguesa e que seria suprimido com o advento do socialismo.

Essa defesa cai no descrédito e o que vemos hoje, são lideranças de grandes partidos políticos de esquerda, a exemplo do PT, protagonizando guerras parlamentares para aprovar sanções contra a discriminação por orientação sexual e para garantir direitos oriundo da união entre pessoas do mesmo sexo.

Vale ressaltar, que os movimentos feministas, protagonizaram na esquerda, a impulsão desses debates por toda América Latina, discutindo pautas como violência doméstica, estupro e discriminações de gênero.
O final da década de 70 e as décadas de 80 e 90 foram cruciais para a consolidação do movimento LGBT aqui no Brasil, influenciado pela efervecência na América Latina e nos Estados Unidos, período marcado pela gradual abertura política no Brasil, que também favoreceu a consolidação de outros movimentos como o Movimento Negro Unificado e o movimento feminista.

As conquistas atuais do movimento LGBT se devem a toda movimentação na década de 70 por parte dos setores que reivindicavam direitos nas questões de gênero, discussão essa que sempre foi desencadeada na esquerda.
Em 1992, tivemos a discussão no Congresso, puxada pelas lideranças petistas, de uma legislação antidiscriminação.

A maior dificuldade da esquerda em abraçar o movimento LGBT na sua totalidade, se dá pela formação multiclassista desse grupo. Observando por um viés marxista, essa composição multiclassista poderia confrontar com os interesses na classe trabalhadora, reduzindo a atmosfera da luta de classes apenas ao econômico, desconsiderando os demais fatores que são inerentes às relações humanas como o desejo, o amor, o sexo. Ao desconsiderar esses aspectos, julgando que o sucesso de uma sociedade está unicamente realcionada a apropriação do poder, por uma classe, a esquerda marxista poderia recair no autoritarismo e na frieza capitalista que desconsidera a humanidade existente nos indivíduos.

Na atualidade, a esquerda abre-se para um outro viés, a de que, a classe trabalhadora deve ter sua esfera íntima defendida, deve ter seu lado que transcende à militância classista, resguardado também por direitos.
E como o movimento LGBT se apresenta hoje? A composição multiclassista, de fato traz o confronto para alguns diálogos. Atualmente a polarização política, reflete no movimento e evidencia esse multiclassismo. Muitos indivíduos homossexuais se perdem na trajetória histórica das conquistas de sua classe, por considerarem apenas a identificação com a casta a qual pertence.

O movimento se fragiliza e faz o jogo do sistema, a agora, do fascismo escancarado que se instaura dia após dia nesse país. Fica esquecido o real sentido da luta, da luta por direitos, por respeito, por aceitação, por espaço no mercado de trabalho, pela representatividade nos mais diversos campos. Não importa se negro ou branco, operário ou empresário, da comunidade ou “dos Jardins”. A homossexualidade é uma realidade entre nós e precisa resgatar entre seus indivíduos a unicidade da luta e considerar que foi no seio da esquerda, que as conquistas foram acontecendo."

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Um comentário:

Nasce preocupado com os caminhos do proletariado em geral, porém, especialmente, com o brasileiro