segunda-feira, 23 de março de 2020

CAPITALISMO X SOCIALISMO SOCIALISMO CIENTÍFICO X SOCIALISMO ROMÂNTICO * Elias de França - CE

CAPITALISMO X SOCIALISMO
SOCIALISMO CIENTÍFICO X SOCIALISMO ROMÂNTICO
(Por Elias de França - CE)

Socialismo não pretende tornar as pessoas todas iguais em tudo (moral, cultural, religiosa, comportamentalmente). Ao contrário, a proposta socialista busca respeitar e promover a diversidade e a pluralidade culturais, sociais e humanas.
Quem quer reduzir as pessoas aos esteriótipos de suas crenças e fanatismos pessoais são os fundamentalistas, os conservadores, os reacionários. Estes querem que toda família seja tradicional, que toda sexualidade seja hetero, que toda religião seja judaico cristã.
A igualdade de que trata o socialismo é de natureza econômica, infraestrutural, baseada na solidariedade e bem comum/coletivo... Que as necessidades de sobrevida das pessoas sejam equânimes, para que todos possam desenvolver seus potenciais, sua cultura e subjetividades livres de alienação.
O cristianismo originário (pré-romano) é uma proposta socialista romântica. Isto fica bem claro no Evangelho e no Ato dos Apóstolos que o instaurou.Romântico por que? Por pretender se fazer pela conversão, pela abdicação individual à riqueza e sua consequente distribuição entre os pobres. Ou seja, sedimentado na crença da bondade espontânea, do arrependimento, da remissão.
Socialismo científico é uma proposta de mundo em que ninguém dependa da piedade de ninguém para sobreviver e ter uma vida digna, porque tudo isto já é garantido pelas relações justas de trabalho. A transformação se dá na estrutura das relações de trabalho e de prática econômica. Ou seja, o modelo econômico é constituído cientificamente de forma a assegurar justiça social.
Já o capitalismo é irremediável: a exploração do homem pelo homem. Aí, para atenuar a miséria, apela-se para o "bom-burguês", aquele que passa o ano em avareza e, no dia de natal, dá algumas cestas básicas como forma de expiação. 

...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nasce preocupado com os caminhos do proletariado em geral, porém, especialmente, com o brasileiro