quarta-feira, 1 de junho de 2022

Marxismo do Século XXI e Marxismo do Terceiro Milênio * Guilherme Monteiro Jr. / ES

 Marxismo do Século XXI e Marxismo do Terceiro Milênio

Guilherme Monteiro Jr. / ES


Uma das coisas que eu aprendi durante as aulas de desenvolvimento sustentável foi a necessidade de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. E pensando bastante nisso, e refletindo bastante nisso. Vemos que realmente precisamos de uma versão marxista do desenvolvimento sustentável. Que eu descrevi como desenvolvimento sustentável marxista, também desenvolvimento marxista sustentável. E que eu descrevi nos conceitos de marxismo do século XXI e de marxismo do terceiro milênio.


Talvez eu não seja a melhor pessoa para escrever sobre estes conceitos de marxismo do século XXI e de marxismo do terceiro milênio, pois não sei como e o que escrever sobre este tema. Eu digo que o marxismo do século XXI e o marxismo do terceiro milênio podem ser considerados como uma evolução natural do marxismo.


Vou apenas colocar os conceitos aqui que escrevi horas atrás e vou elaborar um pouco sobre.


Marxismo do Século XXI: O marxismo do século XXI é um conceito e teoria marxista utilizado para se referir a análise marxista dos séculos XX e XXI, principalmente em relação aos temas em relação com o desenvolvimento sustentável, paradigma das TICs, ciência do século XXI, terceira revolução industrial, quarta revolução industrial, inteligência artificial, singularidade tecnológica, robótica, nanotecnologia, microchips humanos, transumanismo clássico, pós-humanismo, cultura popular, mídia popular, mídia de massa, Internet, conhecimento, informação e afins. O marxismo do século XXI também defende uma análise marxista sobre a direita do século XXI, do capitalismo do século XXI, do neoliberalismo do século XXI e sobre o direitismo do século XXI. Defendendo que a direita do século XXI está cada vez mais próxima do neofascismo e que o capitalismo, neoliberalismo e direitismo do século XXI estão cada vez mais se mostrando serem próximos do neofascismo ou mesmo formas de neofascismo. O marxismo do século XXI também defende alguns conceitos como "a cultura popular (também mídia de massa) é o ópio das massas do século XXI", e "a ciência do século XXI e a tecnologia do século XXI são ideologias e religiões".


Marxismo do Terceiro Milênio: O marxismo do terceiro milênio, também marxismo do terceiro milênio DC, é um conceito e teoria marxista, derivada do marxismo do século XXI, que se trata de uma análise marxista dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e de temas focados no desenvolvimento sustentável. Diferente do marxismo do século XXI. O marxismo do terceiro milênio possui um foco ainda mais profundo nos temas do desenvolvimento sustentável e busca a criação de meios marxistas de tornar as metas do desenvolvimento sustentável em realidade, e também a sobrevivência da espécie humana e do planeta Terra durante o período do terceiro milênio. O marxismo do terceiro milênio também busca fazer uma análise ainda mais marxista sobre a terceira revolução industrial e a quarta revolução industrial mas com um foco mais dentro do desenvolvimento sustentável marxista e de forma a pensar no médio prazo e no longo prazo, diferente do marxismo do século XXI que foca apenas no curto prazo e no médio prazo.


Ambos, marxismo do século XXI e marxismo do terceiro milênio podem ser considerados como uma evolução natural do marxismo. Que podem levar a elaboração de teorias marxistas como economia marxista ecológica, economia marxista ambiental, economia marxista dos recursos naturais, economia marxista da poluição, desenvolvimento sustentável marxista (também desenvolvimento marxista sustentável), crítica marxista da cultura popular, crítica marxista da mídia popular, crítica marxista da mídia de massa, paradigma marxista das TICs, crítica marxista da ciência e da tecnologia, crítica marxista da IA, entre outros conceitos, teorias e ideias marxistas.


Como disse antes, não sou o melhor para escrever sobre este tema, pois é um tema que requer muito esforço, teorização, análise e idealização sobre o marxismo do século XXI e sobre o marxismo do terceiro milênio. Precisaríamos de ter vários atores marxistas para elaborar melhor sobre os mesmos. Mas a ideia deste artigo é começar a ideia e começar com a teoria dos mesmos.


O marxismo do século XXI e o marxismo do terceiro milênio já estão aqui e acontecendo, podemos ver isso muito bem em alguns artigos nos blogs da Frente Revolucionária dos Trabalhadores e do Partido Comunista dos Trabalhadores Brasileiros, como na parte que se trata de ciência, tecnologia, e de crítica a direita, ao capitalismo, neoliberalismo, neofascismo e direitismo. A questão é elaborar a teoria e os conceitos do marxismo do século XXI e do marxismo do terceiro milênio.


E outra forma de marxismo do século XXI e de marxismo do terceiro milênio, são críticas marxistas à sociedade do século XXI como "a cultura popular (também mídia de massa) é o ópio das massas do século XXI", e "a ciência do século XXI e a tecnologia do século XXI são ideologias e religiões". Não preciso muito elaborar sobre ambas frases aqui, pois já escrevi vários comentários sobre e qualquer marxista do século XXI e marxista do terceiro milênio é capaz de entender e elaborar sobre as mesmas, pelo menos teoricamente.


Enfim, esse foi a minha introdução-manifesto ao marxismo do século XXI e do marxismo do terceiro milênio e espero que este artigo-introdução seja o primeiro de vários outros artigos sobre o marxismo do século XXI e sobre o marxismo do terceiro milênio.

*

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nasce preocupado com os caminhos do proletariado em geral, porém, especialmente, com o brasileiro