quinta-feira, 9 de junho de 2022

O Nazifascismo já é antigo * Guilherme Monteiro Jr. / ES

 O Nazifascismo já é antigo

e só hoje, no século XXI, é que ele está se mostrando ser real e concreto

Guilherme Monteiro Jr. / ES

Depois de escrever o meu primeiro artigo sobre este tema, o artigo “O nazifascismo explícito da direita na Internet”, e fazer mais alguns comentários e ensaios sobre este tema. Eu decidi fazer este artigo, mais como forma de reflexão sobre o nazifascismo da direita e o quão comum ele é hoje em dia.

Infelizmente, o nazifascismo da direita não é algo atual, não é algo que foi criado com Bolsonaro, com Trump, com Le Pen, com Boris Johnson, com Zelensky ou com quaisquer figuras de extrema-direita ou de direita alternativa nos dias atuais. E sim, é algo que vai até mesmo bem antes de Hitler, Mussolini, Hirohito, Rodzaevsky, Mosley, Franco, Salazar, Pelley, Rockwell entre outros. O nazifascismo da direita é tão antigo quanto a história do capitalismo, ou melhor, já vem desde os tempos feudais ou mesmo desde os tempos da antiguidade. É algo bem complicado e perturbador de ser estudado e analisado.

Se fossemos fazer uma fundação memorial das vítimas do capitalismo, ou melhor, uma fundação memorial das vítimas do direitismo (ou fundação memorial das vítimas da direita), iriamos ver que o número de pessoas que foram vítimas do capitalismo, neoliberalismo, direitismo e da direita é um número muito extenso e que supera quaisquer números de vítimas provocados pela esquerda, seja oficial da esquerda ou seja de propaganda. Mas claro, a direita não pode assumir isso e ela tem que buscar uma forma de não assumir essa culpa, logo, procurando fazer o melhor para não assumir ou suavizar estas mortes, mas sendo contra a esquerda fazer ou mesmo, mesmo que de forma não tão cara dura quanto a direita.

O nazifascismo da direita vem desde os tempos das conquistas dos impérios da antiguidade, dos tempos do Império Romano, dos tempos da igreja, dos tempos mediáveis e afins. A direita sempre foi nazifascista e sempre teve a necessidade disso, para conter as revoltas dos trabalhadores. A direita sempre tenta dominar as pessoas, seja por meio da força, da política, da religião, da ciência, da tecnologia, da mídia e afins. Eu chego a dizer que a direita sempre foi estilo 1984, 1984 é uma criação da direita que existe desde antes de George Orwell nascer, tudo que George Orwell fez foi tentar criar uma versão fictícia disso e nomear isso de 1984, tipo eu com a ideia de livro e série que eu tive da A Ordem Mundial das Nações Unidas (The United Nations World Order), não preciso elaborar muito sobre isso pois isso é algo bem simples de ser explicado. Mas em fim, voltando ao tema, a direita é totalitária, autoritária e nazifascista, até mesmo a dita “democracia liberal” é sim totalitária, autoritária e nazifascista. E só porque a esquerda usou destes momentos durante a revolução russa e durante o tempo da URSS e usa na República Popular da China, a direita acusa a esquerda de serem totalitários e afins, e até mesmo colocar o nazifascismo como sendo de esquerda. Sendo que o próprio libertarianismo de direita, anarcocapitalismo, objetivismo randiano, avaricionismo, darwinismo social e afins são bem nazifascistas, um nazifascismo de caráter individualista e até mesmo que superam quaisquer atrocidades que Hitler, ou Stalin, ou Pinochet, ou Suharto, ou até mesmo Bolsonaro ou Zelensky seriam capazes de fazer.

E hoje em dia, isso já ficou mais do que claro, com as mídias sociais, a mídia de massa, os noticiários, a mídia popular, a cultura popular, os videogames, os filmes, as séries e até mesmo o nosso dia-a-dia já deixaram isso mais do que claro o quão a direita é nazifascista. É claro que não vou falar sobre temas como o “nazifascismo do judiciário”, o “nazifascismo policial”, o “nazifascismo criminal”, ou “nazifascismo do tribunal do crime”, pois são temas que chegam a arriscar até mesmo a minha integridade física, e também da minha família, amigos e de quem eu amo e de quem me apoia, simpatiza comigo e que também está do meu lado. Mas, falar do nazifascismo da direita como um todo eu posso sim, dentro dos meus limites, claro.

Eu também poderia até falar dos holocaustos e holodomores provocados pela direita, como foi o holodomor que os ingleses fizeram contra os irlandeses, gauleses e escoceses; o holodomor feito pelos franceses contra os bretões, occitanos e outras minorias francesas; o holodomor que os espanhóis fizeram com os catalães, bascos, galegos, andalusianos etc; entre outros holodomores feitos ao redor do mundo; assim como falar do famoso holocausto que os europeus fizeram com os povos nativos americanos, povos africanos e povos asiáticos, onde que tem até gente de direita que falam que este holocausto foi necessário mas ficam chocados quando alguém fala que o holocausto nazista foi necessário ou que o holodomor dos soviéticos contra os ucranianos foi necessário. Claro que eu não sou o melhor para falar sobre este tema, eu não sei muito de história e eu sou um cientista social, e tento manter isso dentro da minha área de ciências sociais a qual eu entendo bem e planejo cursar no futuro, mas já estudo sobre a mesma e afins. Mesmo assim, é interessante ver gente de direita metido a historiador na Internet, seja em português, inglês, espanhol, francês, russo, chinês, japonês, árabe e qualquer idioma, falando 24/7 sobre as mortes provocadas pela esquerda etc e o suposto “negacionismo”, mas zombam de quem fala sobre as mortes provocadas pela direita e o verdadeiro negacionismo das mortes do capitalismo e da direita, os quais alguns até mesmo assumem as mortes mas sempre tentam arranjar desculpas que sempre tentam tirar 100% da culpa da direita e do capitalismo, como dizer que as mortes da direita e do capitalismo foram por “procuração”, nem preciso falar do nível que é este argumento.

E também, o nazifascismo da direita existe no mundo todo, principalmente na Internet e de quando o tema é sobre comunismo, socialismo e esquerda, em todos os idiomas, praticamente, as pessoas falam as mesmas coisas nazifascistas de direita, ou parecidas, sobre o comunismo, socialismo e esquerda, eu chego a dizer que o nazifascismo da direita consegue ser até mesmo famoso ao mesmo nível que Jesus Cristo e os Beatles são famosos, mas claro, de uma forma sem ter rosto nem nome, pelo menos para a maioria. O nazifascismo da direita pode até ser equiparado ao vírus da gripe ou ao vírus da covid-19 de tão comum que ele é hoje em dia e no mundo todo. Sem contar que na maioria dos vídeos sobre socialismo, comunismo e esquerda, principalmente músicas socialistas, comunistas e de esquerda, existe uma trupe de gente de direita e nazifascista de direita atacando o socialismo, comunismo e a esquerda de todas as formas possíveis e não possível. Logo isso é uma situação de utilidade pública.

E também tem aqueles que falam coisas como “burguesia é de esquerda”, “a elite é de esquerda”, “a revolução francesa foi de esquerda” entre outras psicoses da direita, que nem mesmo, por mais que você explique e explique, várias e várias vezes, a direita não aceita, a direita, pelo menos a sua grande maioria, são exatamente iguais aos evangélicos, antiteístas e neopositivistas, o que é duro de aceitar e de entender na maioria dos casos. Conseguindo ser até piores do que os evangélicos falando de “Deus” e de “inferno”, dos antiteístas falando contra “religião”, “espiritualidade”, “esoterismo”, “metafísica”, “extrafísica”, “Deus”, “deuses” e afins. E até mesmo os neopositivistas colocando a “ciência” como algo “objetivo” e “absoluto”; e querendo que tudo seja “baseado” em “evidências”; onde só “acreditam” no que eles podem “tocar”, “ver” e “medir”; onde a “ciência” se torna em algo mercantil e em uma ideologia e religião, entre outros. 

Eu também poderia falar sobre o Big Tech e o totalitarismo do Big Tech, totalitarismo tecnológico e do totalitarismo científico, mas isso é algo tão óbvio e tão possível de se perceber hoje em dia, e tem tanta gente, mas muita gente mesmo, falando sobre isso e em vários lugares, que não me vejo na necessidade de elaborar um artigo ou mesmo vários parágrafos sobre isso. Só os meus ensaios e comentário sobre o tema já bastam, principalmente aqueles criticando o Quora, Reddit, Fandom, Facebook, Instagram, Wikipedia e afins.

E o nazifascismo da direita também se estende ao nazifascismo do judiciário e ao nazifascismo da “lei”, a tal “lei” que a direita fala consegue ser pior do que as leis stalinistas, onde que até mesmo críticas ao governo e ao capitalismo e a direita são puníveis com “prisão”, sem contar o quão totalitário e nazifascista as prisões são. E disso também nem preciso falar pois tem gente que já falou sobre isso até mesmo melhor e mais aprofundado do que eu. Mas o que eu quero dizer é que a direita ataca o STF pois o STF está supostamente “não obedecendo” a “constituição” enquanto a justiça dos EUA supostamente “obedece” a “constituição”, claro que não posso fazer muitas críticas quanto a isso devido aos riscos, mas quem pode fazer críticas e que já leu as críticas, sabe do que estou falando e de quanto o STF e a justiça dos EUA são exatamente iguais.

E hoje, no século XXI e no terceiro milênio, o nazifascismo da direita se mostrou tão explícito quanto antes, e hoje, com a tecnologia, Big Tech, cultura popular, mídia popular, Google, Internet, Wikipedia, Instagram, Facebook, TikTok, Steam, Netflix, mídias sociais e afins, é praticamente impossível não ver o nazifascismo da direita. Seja por meio dos noticiários, ou por meio da cultura popular (séries, filmes, desenhos, videogames etc), ou por meio da escola/universidade, ou por meio do trabalho, ou por meio de interações na vida real. 

Hoje, o nazifascismo da direita está promovendo “uberização”, “gig economy”, precarização do trabalho entre outros. Mostrando que os conceitos de “progresso”, “ciência” e “tecnologia” são bem relativos e subjetivos, assim como, eu já falei antes, que os conceitos de “herói” e de “vilão” são bem relativos e subjetivos. A realidade é muito mais complexa, relativa e subjetiva do que parece. E é por isso, mais o que eu falei antes, que precisamos do marxismo do século XXI e do marxismo do terceiro milênio, e a nossa luta pela República Socialista Mundial.

E eu até mesmo poderia falar sobre IA, nanotecnologia, microchips humanos, singularidade tecnológica, nano-robôs, robôs assassinos, drones, computadores, smartphones, Big Tech, globalização, federalismo mundial, transumanismo clássico, desenvolvimento sustentável e afins. Mas não penso que é uma necessidade, pois só com o conceito e a teoria do marxismo do século XXI e do marxismo do terceiro milênio já dá para saber como os mesmos não são o que a mídia e a maioria dos ditos “experts” falam e a direita logo vai dar um jeito de adaptar os mesmos para manter a hegemonia da direita e afins. Por isso que precisamos, do mais rápido possível, do desenvolvimento do marxismo do século XXI e do marxismo do terceiro milênio, pois a direita pode até mesmo usar do quantumismo, tecnoquantumismo, extrafisicalismo, divinialismo, soulismo (a parte tecnológica do mesmo), e do pós-espaço-tempo para dominar as pessoas e afins, por isso da necessidade do marxismo do século XXI e do marxismo do terceiro milênio. E a direita já faz isso, utilizando de “teorias da conspiração” e do “conspiracionismo”, o que é triste ver que até mesmo a direita consegue usar de coisas como “teorias da conspiração” e do “conspiracionismo” para domínio próprio.

E eu até poderia falar da esquerda que compactua com o nazifascismo da direta, mas isso é algo que vários já falaram sobre isso hoje em dia, e que tem gente que pode escrever sobre isso até mesmo melhor do que eu e de forma bem mais profunda do que eu. E também penso que, em breve, irão falar sobre isso e elaborar sobre isso também. E eu até mesmo poderia falar sobre a OTAN e Norte Global, mas não vejo necessidade de explorar o tema “O Norte Global É Nosso Problema”, pois isso já está incluído no problema do nazifascismo da direita e não vejo uma necessidade tão grande de elaborar sobre este tema em específico, já que o nazifascismo de direita se estende muito além dos limites do Norte Global e sim no mundo todo de forma globalizada.

E para resolver isso do nazifascismo da direita? Bem, eu proponho que desenvolvamos mais o marxismo do século XXI e o marxismo do terceiro milênio, assim como aumentarmos as nossas militâncias de esquerda, e tentarmos salvar aqueles da direita que discordam do nazifascismo da direita para ficarem do nosso lado, mesmo que não apoiem 100% a gente, e também a nossa luta pelo comunismo mundial e para tornar a República Socialista Mundial em realidade e fazermos o nosso melhor para salvar a espécie humana e tornar a espécie humana em uma espécie verdadeiramente humana, espiritual (espiritual no sentido de esquerda e espiritual de esquerda), empática (empatia de esquerda) e de seres altamente evoluídos (no sentido de esquerda e comunista de seres altamente evoluídos). 

Enfim, penso que isso é tudo que eu tinha para falar, fiquei até mesmo um pouco cansado em falar sobre isso. Tudo o que eu tenho para falar e concluir neste artigo é que o nazifascismo da direita sempre existiu desde quando a direita existe, o nazifascismo da direita é hegemônico no mundo todo, precisamos da República Socialista Mundial o mais rápido possível e que também precisamos de desenvolver o marxismo do século XXI e o marxismo do terceiro milênio mais rápido possível. 

E que claro, o nazifascismo da direita é algo bem real e concreto e possível de ser compartilhado entre indivíduos, sejam eles favoráveis ao nazifascismo da direita ou contrários ao nazifascismo da direita, como é o caso de mim e deste artigo.

*

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nasce preocupado com os caminhos do proletariado em geral, porém, especialmente, com o brasileiro