terça-feira, 19 de julho de 2016

O Que É Ser De Esquerda * Antonio Cabral Filho - RJ

O QUE É SER DE ESQUERDA


SER DE ESQUERDA É SER COMUNISTA.
 E pronto! 

Vamos dar um basta a todo tipo de confusão lançada sobre este conceito. O ideário comunista não foi inventado por Karl Marx nem por Bakunin ou Kropotkin, líderes do pensamento crítico revolucionário europeu do século 19. Mas pelos movimentos operários europeus desde o séculos anteriores às revoluções de 1792 e 1848. As lutas por melhores condições de trabalho, a redução da jornada de trabalho, a defesa de regulamentações de seguridade social tais como descanso semanal remunerado, auxílio doença, indenização por acidente de trabalho, enfim, é que deram origem ao que Karl Marx e Friedrich Engels foram elaborar depois, gerando tudo que conhecemos hoje como Marxismo.

( Cuidado Com o Diversionismo Ideológico
O QUE É SER ESQUERDA HOJE
Este livro só serve para escamotear a discussão. Trata-se do pensamento  de uma corrente neoliberal brasileira oriunda do PCB e liderada pelo Deputado Federal Roberto Freire, do PPS - Partido Popular Socialista, uma linha auxiliar do PSDB e do neoliberalismo atual.)

Além disso, o termo ESQUERDA ganhou força no interior dos movimentos sociais durante a década da Revolução Francesa, a partir da divisão política gerada no parlamento, onde os Girondinos - que defendiam as camadas mais ricas - sentavam-se à direita do presidente da mesa e os Jacobinos - que defendiam as camadas populares - à esquerda. Logo, desde então, ESQUERDA virou sinônimo de defensor dos interesses dos mais necessitados, carentes, e consequentemente, da maioria. Portanto, quem quiser tergiversar que o faça, mas nem Marx nem Engels e muito menos os anarquistas, são proprietários da definição.

Bom, feito isso, gostaria de convidar tod@s a conferir o que digo, lendo o 18 Brumário de Luis Bonaparte, obra de Karl Marx, onde estão narradas todas escaramuças de Girondinos e Jacobinos e a constatação feita por Marx sobre o papel das transformações sociais em nossas cabeças, com a Tese: "Os homens fazem a sua própria história, mas não a fazem como querem, não a fazem sob circunstâncias de sua escolha e sim sob aquelas com que se defrontam diretamente, legas e transmitidas pelo passado."
*

segunda-feira, 18 de julho de 2016

Sebastião Lan - Exemplo de Proletário * Antonio Cabral Filho - RJ

Sebastião Lan - Exemplo De Proletário
Sebastião Lan é o proletário que representa em toda a sua crueza a realidade da luta de classes no Rio de Janeiro nas últimas décadas. Como presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Cabo Frio, Lan não poupou nem o sono para defender os direitos de seus companheiros e morreu por denunciar as irregularidades trabalhistas e a violência capitalista no campo, praticada pelos donos da Fazenda Campos Novos, em Cabo Frio - RJ. 
Seu assassinato ocorreu em 10 de Junho de 1988, mesmo ano da aprovação da nossa nova Constituição Brasileira. E seus algozes foram o grileiro Zé Florzinha e o fazendeiro Jamil Miziara, que contrataram os jagunços Hélio e Distéfano para executá-lo. 
Lan era pai de 9 filhos e foi fuzilado no momento em que embarcava para Brasília, onde tinha audência marcada para acertar a desapropriação da Fazenda Campos Novos, onde viviam 350 família de posseiros.
Documentário Sebastião Lan
https://www.youtube.com/watch?v=yBcMmc7u5PE 
*
Os desdobramentos sobre...
Fazenda Campos Novos Na Comissão Da Verdade
http://fazendacamposnovos.blogspot.com.br/2016/04/fazenda-campos-novos-aparece-em.html 
***