quarta-feira, 12 de janeiro de 2022

RECORDAÇÕES Elizabeth Gilbert / USA

 RECORDAÇÕES Elizabeth Gilbert / USA

"Alguns anos atrás, eu estava presa em um ônibus urbano na cidade de Nova York na hora do rush. O trânsito mal andava. O ônibus estava cheio de pessoas frias e cansadas que estavam profundamente irritadas com os outros, com o próprio mundo. Dois homens gritam um com o outro por causa de um empurrão que pode ou não ter sido intencional. Uma mulher grávida subiu e ninguém lhe ofereceu um assento. Raiva e crueldade estavam no ar. 


Mas quando o ônibus se aproximando da Sétima Avenida , o motorista falou no interfone: "Senhores, eu sei que vocês tiveram um dia difícil e estão frustrados. Não posso fazer nada sobre o clima ou o trânsito, mas aqui está o que posso fazer. Quando cada um de vocês descer do ônibus, eu estendo minha mão. Ao passar, deixe seus problemas na palma da minha mão, ok? Não leve seus problemas para suas famílias esta noite, deixe-os comigo. Meu caminho vai direto pelo rio Hudson, e quando eu passar por ali mais tarde, vou abrir a janela e jogar seus problemas na água."


Foi como se um feitiço tivesse sido desfeito. Todos riram. Os rostos sorriram de alegria. As pessoas que fingiam não se notar por uma hora de repente estavam sorrindo uma para a outra, como se esse cara estivesse falando sério.


Ah, ele estava falando sério.


Na próxima parada, talvez e como prometido, o motorista estendeu a mão , palma para cima, e esperou. Um por um, todos os viajantes que saíam colocaram a mão bem em cima da dele e fizeram o gesto de colocar algo em sua palma. Alguns riram, outros choraram, mas todos fizeram. O motorista repetiu o mesmo ritual legal na próxima parada. E na próxima. Todo o caminho até o rio.


Vivemos em um mundo difícil, meus amigos. Às vezes é muito difícil ser um ser humano. Às vezes você tem um dia ruim. Às vezes você Você tem um dia ruim que dura vários anos. Você luta e você falha. Você perde empregos, dinheiro, amigos, fé e amor. Você testemunha eventos horríveis no noticiário e fica com medo e retraído. Há momentos em que tudo parece estar envolto em escuridão. Você anseia pela luz, mas não sabe onde encontrá-la.


Mas e se você for a luz? E se você for o mesmo agente de iluminação que uma situação sombria exige? Foi isso que esse motorista de ônibus me ensinou, que qualquer um pode ser a luz, a qualquer momento. Esse cara não era um cara com poder. Ele não era um líder espiritual. Ele não era um influenciador da mídia. Ele era motorista de ônibus, um dos trabalhadores mais invisíveis da sociedade. Mas ele tinha poder real e o usou maravilhosamente para nosso benefício.


Quando a vida me parece especialmente sombria, ou quando me sinto particularmente impotente diante dos problemas do mundo, penso nesse homem e me pergunto: o que posso fazer agora para ser a luz? Claro, eu não posso pessoalmente acabar com todas as guerras, ou resolver o aquecimento global, ou transformar pessoas irritantes em criaturas totalmente diferentes. Eu definitivamente não posso controlar o tráfego. Mas tenho uma certa influência sobre todos que me tocam, mesmo que nunca nos falemos ou saibamos os nomes uns dos outros. 


"Não importa quem você é, não importa onde você esteja, não importa quão mundana ou difícil sua situação possa parecer, eu acredito que você pode iluminar seu mundo. um brilhante ato de graça." de uma só vez, todo o caminho até o rio."

***

2 comentários:

Nasce preocupado com os caminhos do proletariado em geral, porém, especialmente, com o brasileiro