segunda-feira, 6 de novembro de 2023

QUEM É ENRIQUE DUSSEL * Observatório Proletários/BR

QUEM É ENRIQUE DUSSEL


"O pensador crítico e pai da Filosofia da Libertação deixa um legado indelével na América Latina e no mundo.

Morreu neste domingo, aos 89 anos, Enrique Dussel Ambrosini, prolífico teólogo, filósofo, historiador, professor e pensador crítico que deixou um legado profundo no mundo da filosofia e da ética.

Enrique Dussel será lembrado como um dos pais da Filosofia da Libertação, corrente que colocou no centro as periferias e os povos oprimidos. Seu legado intelectual e seu compromisso com a justiça social deixam uma marca indelével na história da filosofia e do pensamento crítico na América Latina.

Ocupou o cargo de Reitor interino da Universidade Autônoma da Cidade do México e também foi distinguido como membro da Academia Americana de Artes e Ciências em Massachusetts. Durante sua carreira acadêmica, recebeu convites para lecionar em instituições de ensino de prestígio como Harvard, Duke, John's Hopkins, Rutgers, Universidade da África do Sul, Universidade de Colônia, Universidade Goethe de Frankfurt, Universidade de Viena, Universidade Católica. de Louvain e Universidade da Coreia em Seul, entre outros.

Nascido em 24 de dezembro de 1934 na cidade de La Paz, Mendoza, Argentina, Enrique Dussel tornou-se uma figura relevante no cenário intelectual da América Latina. Ao longo da sua vida, Dussel trabalhou incansavelmente no campo da Ética e da Filosofia Política, deixando uma marca indelével na corrente da Filosofia da Libertação.

Sua vida foi marcada pelo comprometimento político, e em 1975 exilou-se no México após ser vítima de um atentado a bomba devido aos seus compromissos político-críticos em favor dos movimentos populares em tempos anteriores à ditadura militar argentina. Em terras mexicanas, tornou-se cidadão mexicano e desempenhou papel crucial como Reitor Interino da Universidade Autônoma da Cidade do México.

Além de suas contribuições para a academia, Dussel foi um membro ilustre da Academia Americana de Artes e Ciências de Massachusetts e teve a oportunidade de lecionar em universidades de prestígio em todo o mundo, incluindo Harvard, Duke, John's Hopkins, Rutgers e muitas outras.

Sua formação acadêmica também foi impressionante, com bacharelado em filosofia pela Universidade Nacional de Cuyo na Argentina, doutorado em filosofia pela Universidade Complutense de Madrid, doutorado em história pela Sorbonne em Paris e graduação em teologia por Paris e Munster. Além disso, recebeu vários doutorados honoris causa de universidades na Suíça, Bolívia, Argentina, Colômbia, Costa Rica, Panamá e outras partes do mundo.
Enrique Domingo Dussel Ambrosini

(La Paz, Provincia de Mendoza, Argentina, 24 de diciembre de 1934

- Ciudad de México, México, 5 de noviembre de 2023

Académico, filósofo, historiador y teólogo argentino naturalizado mexicano

Enrique Dussel, reconocido internacionalmente por su trabajo en el campo de la Ética, la Filosofía Política, la Filosofía latinoamericana

y particularmente por haber sido uno de los fundadores de la Filosofía de la liberación, corriente de pensamiento de la que es arquitecto, habiendo sido también uno de los iniciadores de la Teología de la liberación.

Mantuvo diálogo con filósofos como Karl-Otto Apel, Gianni Vattimo, Jürgen Habermas, Richard Rorty, Emmanuel Lévinas y Adela Cortina. Su vasto conocimiento en filosofía, política, historia y religión, plasmado en más de 50 libros y más de 400 artículos –muchos de ellos traducidos en más de seis idiomas–, lo convierte en uno de los más prestigiosos pensadores filosóficos americanos del siglo xx, que ha contribuido en la construcción de una filosofía comprometida. Ha sido crítico de la modernidad, como era histórica, apelando a un "nuevo" momento denominado transmodernidad.

También ha sido crítico del helenocentrismo, del eurocentrismo y del occidentalismo.

Defendió la postura filosófica denominada bajo el rótulo de "giro descolonizador" o "giro descolonial".

REFERÊNCIAS
&
*

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nasce preocupado com os caminhos do proletariado em geral, porém, especialmente, com o brasileiro