Norteamericanos Sem Utopia
Fredric Jameson explica
Acesse
https://lavrapalavra.com/2016/08/19/fredric-jameson-recrutamento-universal-e-o-exercito-dos-cidadaos/#more-5155
Por Fredric Jameson, via Verso, traduzido por Oleg e Anna Savitskaia
O ensaio pioneiro de Fredric Jameson Uma Utopia Americana questiona radicalmente os costumeiros standard esquerdistas do que constitui uma sociedade emancipada. “Se”, pergunta Jameson “os negócios, as profissões, a religião, até mesmo os sindicatos (e muito menos os correios ou a máfia) são veículos inadequados para a dualidade do poder, o que pode então ser deixado no capitalismo tardio como uma instituição já organizada capaz de assumir o paralelo e em última análise revolucionário papel do qual depende unicamente a mudança social radical?”
Este é o momento para mencionar o candidato final, o único subsistema restante que pode funcionar de uma maneira verdadeiramente revolucionária. É uma idéia que deve ter-me ocorrido pela primeira vez há muitos anos, inspirada por uma imagem de um dos nossos maiores cartunistas políticos. Acho que deve ter sido durante o primeiro ano da presidência de Eisenhower, se não ainda durante a campanha, quando os últimos vestígios do New Deal ainda sobreviviam na campanha malfadada de Truman pela medicina socializada baseada no modelo inglês e canadense. Ike, presumivelmente vestindo uniforme militar completo, empoleira-se informalmente na beira da mesa no Gabinete Oval e observa em tom de conversa, “Bem, se eles querem a medicina socializada, eles precisam somente entrar no Exército como eu”. Esta é de fato precisamente a estratégia que proponho, a receita para uma nova forma de dualidade do poder.
A seguir apresentaremos um trecho da versão revisada e expandida do ensaio de Jameson incluído em Uma Utopia Americana: o Poder Dual e o Exército Universal, uma coletânea editada por Slavoj Žižek. - https://lavrapalavra.com/2016/08/19/fredric-jameson-recrutamento-universal-e-o-exercito-dos-cidadaos/#more-5155
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Nasce preocupado com os caminhos do proletariado em geral, porém, especialmente, com o brasileiro